terça-feira, 9 de novembro de 2010

Turns in Life

Algumas vezes, a gente se depara com situações que, por mais que a gente saiba que vão chegar, jamais está totalmente preparado pra saber o que fazer. Nós nascemos, somos criados com todo amor e carinho (algumas vezes) e conhecemos pessoas que passam por nossa vida.



Algumas te fazem pensar, outras te fazem esquecer de pensar. Mas são essas pessoas as responsáveis ou co-autoras da sua biografia.



Aconteceu comigo de ter uma afinidade ou facilidade (ou qualquer que seja o nome) de tocar violão e guitarra e, de certa forma, esse dom me mostrou pessoas, me levou a lugares e me fez viver circunstâncias bastante peculiares. Foi esse skill que cobriu de pedra um coração que conseguia ver longe e perdeu a visão, me trouxe amigos verdadeiros e os que so conseguiam ver a habilidade antes da pessoa. Nunca fui um eximio guitarrista mas consegui provocar emoções únicas em algumas pessoas mas principalmente em mim. Dia desses, encontrei com um velho parceiro de guitarradas pela noite e vi que a sintonia que nos unia na época, não existia mais, não havia mais a mágica que acontecia em cada uma de nossas apresentações. Culpa de quem ? de ninguem, eu acho. Das coisas que aconteceram em nossas vidas e que nos distanciaram na forma de pensar e agir.



E as grandes responsáveis por isso são exatamente as pessoas que passaram por nossas vidas. É possivel, e não posso negar, que ele tenha mantido mais a originalidade do que eu, do instinto caçador que tinhamos na época mas, será que eu era realmente daquela maneira ? Bom, no momento sim mas, como dizia Rauzito, uma metamorfose ambulante nunca fez mal a ninguém.



E o que isso tem a ver com o titulo Turns in life ? É que sinto que estou prestes a passar por uma "Turn" na minha vida que ainda não sei como lidar e que foi provocada por pessoas que, em algum momento da minha vida, passaram e fizeram a diferença.

Essa da foto, ainda não passou pela minha vida mas já tem a intensidade necessária para fazer toda a diferença. Linda ela, não ?

Até a proxima...

Leitura

Whats the power of reading ? A good book or a interesting thing in a magazine... Existem diversas formas de leitura, como leitura labial, leitura corporal, leitura de fato, etc. Na maioria dos casos a leitura te transporta para outros mundos, expande seu universo, traz novas perspectivas sobre idéias antigas e já formadas e que, num parágrafo ou outro, te fazem rever o que, pra você era certo.

Outro modelo de leitura, e a qual eu particularmente gosto bastante, é a leitura de uma música. Não, não é leitura da letra ou algo assim, mas de como essa musica te toca, de como os acordes são combinados de tal forma que te levam pra longe, que te levam pra uma outra dimensão e fazem o mundo parecer bem pequeno. A musica que faz isso comigo é Echoes, do Pink Floyd, que, na minha humilde opinião, é a melhor forma de unir talentos com objetivo único, de transformar em sons SENTIMENTOS... O que estes, hoje senhores, fizeram há 40 anos atrás é algo impensável e absolutamente sentimental, completamente diferente do que se faz hoje; cópias descaradas, regravações e o que os críticos chamam de "Nova Leitura" de um clássico.

Mas vamos ao que interessa... A leitura a que me refiro hoje é a leitura de pessoas, é a leitura que você faz de alguém ou o contrário. No transito, por exemplo, as leituras podem ser as piores possíveis, dependendo da ocasião e do fato ocorrido mas, e depois, numa roda de amigos, será que aquela pessoa que você chamou de todos os nomes imagináveis é, realmente, uma pessoa ruim ?

Na verdade, o que eu quero dizer é o seguinte: Ja passou por sua vida uma pessoa que, só de olhar, já sabe como você está ? Que consegue, em poucas palavras, dizer as coisas certas e que te desvenda sem querer ? Pode ter certeza de que essas pessoas são especiais, são pessoas que conseguem, de maneira inequívoca, te LER. Com certeza são muito poucas as que conseguem isso mas são elas que vão fazer a diferença na sua vida...

Como isso é possível ? Eu explico: Foram essas pessoas que você deixou que chegassem mais perto, que vissem a sua essência e que você baixou a guarda para que elas conseguissem isso, que conseguiram confiança, cumplicidade e que te fizeram sentir diferente.

Estou ouvindo echoes neste momento e é du ca#!$¨%$, realmente uma musica que, apesar de mais velha do que eu, é a musica.

Voltando ao assunto, é extremamente admirável quando, com poucas palavras, seu interlocutor te diz exatamente o que esta acontecendo sem que você precise explicar demais.

Por ser muuuuito tímido, eu tenho uma citação que eu fiz há alguns anos atrás, a qual eu gosto muito, que é: "Eu queria te encontrar, me entender sem te explicar, pra não ter que falar e não conseguir dizer..." ou seja, por favor, não me peça pra te explicar porque eu posso gaguejar ou não conseguir dizer exatamente o que eu penso mas se você ME LER e conseguir entender, tudo pode ficar mais fácil...

Até hoje, em minha vida, foram muuuito poucas as pessoas que conseguiram isso, que num olhar ou gesto, disseram o que viram e me convenceram.

Encontre essas pessoas, descubra você também o que elas representam em sua vida, jamais as subestime mas tenhas seus valores; e as identifique. Serão elas que farão a diferença em sua vida e que, dependendo da trama, te trarão a felicidade a qual jamais imaginara que pudesse existir...

As faces na rua podem ser indiferentes na num cruzamento mas, a partir de um "Olá, bom dia, tudo bem", tudo pode mudar...

Leia pessoas ou deixe que pessoas especiais possam te ler e te dizer, na real, que te AMAM !

sexta-feira, 2 de abril de 2010

O que realmente importa

Quem sou eu ? Quem é você ? qual o espaço que nos cabe no contexto do planeta terra ?

Bom, outro dia estava vendo uma premiação na TV dos melhoes em categorias diversas (totalmente exclusivo e restrito a eventos "globais") e fiquei pensando ... só porque não estamos na midia, para o grande público, somos menos importantes ou não merecemos homenagens e reconhecimento por achievments conquistados ?

Defendo vigorosamente que, se fizeres qualquer coisa esperando reconhecimento de alguém, pare imediatamente porque isso não vai acontecer e o tamanho da decepção pode ser maior do que sua capacidade de dominar.

Mas , que é legal é, concorda ?

Você já parou pra pensar que o computador em que você está lendo esta mensagem, que o telefone celular que você usa o tempo todo, a sua musica preferida e até o papel da sua higiene pessoal foram feitos por pessoas ? que nada disso existia e que essas coisas foram criadas por necessidades e conveções ?

Você vai num show do seu artista preferido e, dependendo de quem você seja, é tradado como igual, com beijinhos, abraços, fotos e mais useless stuff. Ou fica se espremendo no meio dos outros,tentando ver a pessoa a 200 metros de distancia.

Vou explicar... Eu sempre fui um fan fiel do Pink Floyd (não se preocupem, continuo sendo), comprei tudo que foi vendido da banda, comprei material importado, exclusividades, videos, livros, enfim, qualquer coisa com cifrão do lado. Um dia estava visitando o site do Amazon.co.uk e vim um livro do Nick Mason, baterista da banda, que era a biografia da banda, com histórias ocorridas nos anos de carreira e etc.

Neste site, havia um comentário de um internauta que dizia o seguinte: se voce for muuuuito fan da banda (como eu sou), não compre o livro porque ele reduz os idolos a pessoas, que passam por problemas parecidos com os seus (menos de grana, of course) .

Cara, isso bateu como uma pancada, me fez pensar: Para o Pink floyd, em 40 anos de atividade, o mundo se resume em europa, estados unidos, méxico (uma vez) e olhe lá... Se for utilizar as palavras do pseudo guru Cazuza (que era um traficantezinho de merda), burgueses endinheirados que não sabem que o resto do mundo existe. Por favor, excetuem do contexto Pink Floyd, o baixista Roger Waters que continua sendo o mentor intelectual das obras da banda e que já esteve no Brasil algumas vezes e que até escolheu Manaus para estrear sua ópera.

Enfim, qual é o seu papel no contexto do mundo, o que realmente importa ? Essa pergunta tem duas respostas que são:

1- Se faça presente, CQC, procure o que a massa quer consumir e produza, talvez pague suas contas por alguns meses e continue inovando para se manter até quando der.

2- Trabalhe, veja o todo sem demagogia, raciocine e não acredite em qualquer coisa que tentem te vender, questione, se informe e veja que se teve alguem que inventou o papel higienico enrolado, você pode criar a impressora que imprima nele. Um abraço e obrigado.