sexta-feira, 2 de abril de 2010

O que realmente importa

Quem sou eu ? Quem é você ? qual o espaço que nos cabe no contexto do planeta terra ?

Bom, outro dia estava vendo uma premiação na TV dos melhoes em categorias diversas (totalmente exclusivo e restrito a eventos "globais") e fiquei pensando ... só porque não estamos na midia, para o grande público, somos menos importantes ou não merecemos homenagens e reconhecimento por achievments conquistados ?

Defendo vigorosamente que, se fizeres qualquer coisa esperando reconhecimento de alguém, pare imediatamente porque isso não vai acontecer e o tamanho da decepção pode ser maior do que sua capacidade de dominar.

Mas , que é legal é, concorda ?

Você já parou pra pensar que o computador em que você está lendo esta mensagem, que o telefone celular que você usa o tempo todo, a sua musica preferida e até o papel da sua higiene pessoal foram feitos por pessoas ? que nada disso existia e que essas coisas foram criadas por necessidades e conveções ?

Você vai num show do seu artista preferido e, dependendo de quem você seja, é tradado como igual, com beijinhos, abraços, fotos e mais useless stuff. Ou fica se espremendo no meio dos outros,tentando ver a pessoa a 200 metros de distancia.

Vou explicar... Eu sempre fui um fan fiel do Pink Floyd (não se preocupem, continuo sendo), comprei tudo que foi vendido da banda, comprei material importado, exclusividades, videos, livros, enfim, qualquer coisa com cifrão do lado. Um dia estava visitando o site do Amazon.co.uk e vim um livro do Nick Mason, baterista da banda, que era a biografia da banda, com histórias ocorridas nos anos de carreira e etc.

Neste site, havia um comentário de um internauta que dizia o seguinte: se voce for muuuuito fan da banda (como eu sou), não compre o livro porque ele reduz os idolos a pessoas, que passam por problemas parecidos com os seus (menos de grana, of course) .

Cara, isso bateu como uma pancada, me fez pensar: Para o Pink floyd, em 40 anos de atividade, o mundo se resume em europa, estados unidos, méxico (uma vez) e olhe lá... Se for utilizar as palavras do pseudo guru Cazuza (que era um traficantezinho de merda), burgueses endinheirados que não sabem que o resto do mundo existe. Por favor, excetuem do contexto Pink Floyd, o baixista Roger Waters que continua sendo o mentor intelectual das obras da banda e que já esteve no Brasil algumas vezes e que até escolheu Manaus para estrear sua ópera.

Enfim, qual é o seu papel no contexto do mundo, o que realmente importa ? Essa pergunta tem duas respostas que são:

1- Se faça presente, CQC, procure o que a massa quer consumir e produza, talvez pague suas contas por alguns meses e continue inovando para se manter até quando der.

2- Trabalhe, veja o todo sem demagogia, raciocine e não acredite em qualquer coisa que tentem te vender, questione, se informe e veja que se teve alguem que inventou o papel higienico enrolado, você pode criar a impressora que imprima nele. Um abraço e obrigado.