segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Brasil ou Brazil ?

Bom, estou de volta com mais uma questão que tem me incomodado bastante ultimamente. Onde vivemos, no Brasil ou no Brazil ?
Vamos por partes. No último sábado, houve o sorteio dos grupos da Copa das confederações no ano que vem. Estavam a presidente dilma, o tal Jerome Valcke da FIFA, o Cafú (pivot da confusão, já explico).
O tal Jerome, apesar de ser um soberbo, não deixa de ter razão quando cobra das autoridades locais e responsáveis pelos eventos, a conclusão das obras para o espetáculo.
Eis então que aparece o Cafú, (idolo nacional do Jardim Irene, que imortalizou o gesto de levantar a taça de campeão do mundo em 2002 com a camiseta com inscrições do Jardim Irene e com a declaração que fez a esposa) com a bola da copa das Confederações nas mãos dizendo que o nome da bola é "Cafusa", que faz uma referência a nossa cultura, com as iniciais de Carnaval, Futebol e Samba.... (?).
Minha pergunta é: Até quando nosso pais vai continuar vendendo só esses valores pro resto do mundo e até quando vai deixar que os gringos caguem em nossas cabeças (e com razão) ?
Até quando vamos manter o estigma de que o que vem de fora é sempre melhor do que o nosso ? Até quando vamos continuar alimentando as rodas da fortuna americanas e européias com nosso dinheiro ? A europa já está quase de joelhos e "descobrindo" no Brasil (ou Brazil ?) um "parceiro" importante. Trabalhamos, produzimos nossas riquezas e damos de bandeja, alimentando o emprego dos outros.
Dois fatos que me chamaram a atenção nessa manha de segunda feira: Dois colegas de trabalho discutindo futebol, perguntando se o outro tinha assistido ao tal jogo e se tinha visto o caso do jogador que havia se suicidado. Ai eu fiquei curioso pra saber quem era, quando não foi minha surpresa ao descobrir que o tal futebol era americano e o tal atleta, da NFL, que é a liga de futebol americano. Preferem assistir ao jogo dos outros, ao qual fazem um esforço tremendo pra entender e depois discutir a regras com os tao menos informados quanto eles mas que se orgulham de entender alguma coisa e se acham os melhores quando estão certos sobre alguma coisa.
Outro caso foi de outro colega que comprou uma pelicula para o iPhone (americanissimo ao extremo) por US40,00, com previsão de entrega para 30 ou 40 dias ao qual acabara de descobrir que teria que pagar imposto pelo produto, de cerca de uns R$200,00 (só o imposto por uma pelicula da Apple). Ele informou que haviam tentado entregar em sua casa mas que voltou. Quando dissemos que provavelmente teria sido so um comprovante e que o produto provavelmente estaria em uma agencia dos correios aguardando a retirada, mediante o pagamento do tal imposto. E a resposta dele indignado foi: "Que nada, ta vindo pela DHL e a DHL é phoda,e tals ... ".
Pessoas, a DHL é phoda e os correios não ? com uma senhora logistica e eficiência dos correios hoje em nosso pais, uma empresa publica que, apesar de algumas irregularidades aqui e ali (nenhuma novidade, infelizmente) é um exemplo ? Não entendo. simplesmente não acredito que fazemos questão sempre de hiper valorizar o trabalho dos outros e sempre sempre subestimar o nosso ? Inclusive partindo de cima, com aval da Presidente do pais, continuamos vendendo Carnaval, Futebol e Samba ......Isso dá uma tristeza tão grande, de ter a consciência de que se trata de um problema cultural, enraigado na cabeça das pessoas, tal qual a religião faz ao te dizer o que deve ou não deve acreditar, seguir ou comprar.
É triste a gente ter que fazer piada com a gente mesmo sobre o recém divulgado ranking da educação, no qual ficamos a frente apenas da indonésia...
É muito decepcionante a gente ver pessoas comprando qualquer coisa que te coloquem a venda, sem ao menos questionar de onde, como ou porque de absolutamente nada. A mesma merda, se vendida pelo lider do segmento, todos compram mas que é uma fórmula gasta e desgastada há muito tempo... e se vier dos USA então, ai nem se fala, barbada.
Sua cidade, cheia de problemas aos quais estão mais palpáveis e suscetíveis à sua intervenção precisa mais de você do que eles, com certeza.
Vamos deixar de viver no Brazil, pra viver no Brasil, com orgulho e com coragem pra acreditar que podemos fazer diferente e fazer a diferença, que podemos ver que somos melhores ainda porque somos um povo feliz, otimista e muito forte, que sobrevive com 66% e pouco de renda porque os outros 33% e tanto vão manter a máquina do estado.
Vamos continuar acreditando que temos pessoas capazes de nos surpreender e que podemos fomentar essa fonte de conhecimento e inteligência. Vamos ensinar nossos filhos a questionar e não somente a obedecer a tudo que lhes for imposto. (Ta certo que, como pais, temos que impor certas coisa e pronto, eduque a criança agora pra não ter que punir o bandido depois).
Somos o melhor povo do mundo num pais que tem tudo pra ser o melhor, depende de nós adquirirmos a consciencia necessária pra fazer a diferença.
Não sei se alguém aqui lembra do filme vida de inseto... bom, o fato é que, em certa altura do desenho, o lider do gafanhotos explica a um dos seus soldados porque deve atacar as formigas. O problema é que, uma formiga só não consegue fazer muita diferença mas se todas as formigas se unirem, se organizarem e lutarem, não há gafanhoto que consiga resistir, e ele sabia disso. Ou seja, o lider opressor sabe que as formigas estão desorganizadas e atacam para intimidar as outras a não reagirem e permanecer como massa de manobra.

Só uma dica...

Valew pelo espaço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário